top of page

Segunda intervenção - Vitaminas: fontes, carência e doenças

Tema: Vitaminas- moléculas orgânicas, metabolismo energético. Alimentos, fonte e carência.


Pibidianos: Luana, Napoleão e Michelly.


Supervisor(a): Cristiane Bashiyo.


Escola: IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.


A aula com o tema Vitaminas foi aplicada no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) campus Muzambinho/MG, para a 1º série do Ensino Técnico em Agropecuária e Informática Integrado ao Médio, com um total de 45 alunos. Dessa forma, aula foi elaborada com as principais doenças que podem ocorrer pela deficiência de vitaminas no organismo, sua importância e fonte, como por exemplo, a carência de vitamina C pode levar o indivíduo a desenvolver escorbuto; a ter dificuldade na visão pela pouca quantidade de vitamina A; adquirir beribéri pela baixa ingestão de vitamina B1 (tiamina); ou problemas de formação óssea nas crianças (raquitismo) pelo desprovimentos de vitamina D.

Essa intervenção consistiu em dois momentos: um momento assíncrono (com elaboração de material de estudo) e um momento síncrono (interação com os alunos).

No momento assíncrono foram realizadas três partes: um primeiro momento assíncrono foi realizado com uma aula em slides contendo todo o conteúdo programado, e depois foi gravada e postada no Youtube para posterior compartilhamento na plataforma Presencial da instituição. A videoaula teve duração de 15 minutos.

A segunda parte consistiu na elaboração de uma lista contendo 8 questões, sendo 5 discursivas e 3 objetivas. E na terceira parte elaborou-se uma aula gravada de 8 minutos, corrigindo os exercícios enviados. Concomitantemente, houve a produção de um mapa mental, como um resumo de toda a aula e fonte de consulta para os alunos. O material ficou exposto por uma semana e meia antes do momento síncrono.

O momento síncrono ocorreu via Google Meet para esclarecer as dúvidas dos alunos e alguns exercícios que não entenderam. Para fins de análise da eficácia da aula, foi enviado aos alunos um formulário, feito pelo Google Forms, como feedback da atuação dos pibidianos, para que respondessem de forma anônima. O formulário apresentou os seguintes itens: qualidade dos conteúdos produzidos pelos acadêmicos docentes; o que deveria ser melhorado; o que não entenderam; se tiveram alguma dificuldade em resolver os exercícios e se a correção auxiliou de alguma forma.

A partir da análise das respostas do questionário relativo à lista de exercícios sobre vitaminas, obteve-se um total de 45 respostas . A média dos estudantes foi de 8,64±1,36. No formulário de feedback obtemos 37 respostas dos alunos. Sobre a aula, houve uma variação na nota no valor entre 6 a 10, em uma escala de 0 a 10, com críticas construtivas por parte de alguns alunos.

Dessa maneira, por meio desse feedback, os pibidianos puderam concluir que o mapa mental ajudou muito os alunos e a correção dos exercícios também, porém, é necessário melhorar na construção dos exercícios, de maneira a deixar mais claras as perguntas para melhor diagnosticar se o aluno possui ou não certo conhecimento. Além disso, percebeu-se que é necessário uma melhor desenvoltura nas aulas síncronas, como perder a timidez e também, a gravação de aulas mais curtas focalizando e aprofundando mais em cada parte do conteúdo.





 
 
 

Comments


Gostou? Quer receber notificação quando sair algo novo? Quer se tornar um membro? Então se inscreva!

Muito obrigado pelo envio!

Confira nossas redes sociais!

  • Facebook
  • Twitter

©2023 por BioBlogs Pibid! Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page