Intervenção sobre o tema Protozoários
- blogspibideprobid
- 25 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Tema: Protozoários.
Pibidianos: Geovana Matos, Maura Arieli Amâncio, Sthefany Vicente, Vitória Baldo.
Supervisor (a): Usha Vashist.
Escola: Instituto Federal do Sul de Minas Campus Muzambinho
Data: 22/03/2023.
A aula do conteúdo de protozoários com enfoque nas doenças causadas pelo grupo foi ministrada no IFSULDEMINAS, para a turma do 2º ano do ensino médio integrado ao técnico em agropecuária na disciplina de biologia ministrada pela professora Usha Vashist. A preparação da aula foi desenvolvida com slides interativos na plataforma “Genially” apresentando o tema, dividindo o conteúdo em tópicos sendo eles:
Características gerais dos protozoários: caracterizando o grupo como seres unicelulares, eucariontes, heterótrofos, que apresentam comportamentos de vida livre, parasitária ou de simbiose.
Classificação: A divisão do grupo de protozoários de acordo com suas estruturas locomotoras, amebóides (filo amoebozoa ou rhizopoda) possuintes da estrutura locomotora denominada pseudópode que se trata de uma expansão do citoplasma, ciliados (filo ciliophora) que se locomove através da utilização de cílios localizados em sua superfície, flagelados que possuem um prolongamento chamado de flagelo, como se fosse um chicote e também os apicomplexas ou esporozoários que não possuem uma forma de locomoção aparente.
Nutrição e excreção: Foi apresentado a forma de nutrição heterótrofa e presença de vacúolo digestivo e citóstoma em seu organismo, como também vacúolos pulsáteis e citopígeo (citoprocto) que atuam na sua excreção.
Reprodução: Foram abordadas os principais tipos de reprodução sendo elas: conjugação (sexuada) onde ocorre a troca de material genético e a divisão binária (assexuada) que ocorre a duplicação da célula mãe.
Doenças: Foram citadas as seguintes doenças: Leishmaniose, Malária, Amebíase, Toxoplasmose, Doenças de Chagas, Tricomoníase e Giardíase. Foi explicado a forma de contaminação bem como o ciclo da doença, a prevenção e profilaxia.


Figura 1- Aula teórica. Fonte: Arquivo pessoal.
Após o conteúdo teórico foi dada uma dinâmica com o objetivo de fixar o conteúdo ministrado. A dinâmica tem como título “Batata Quente dos protozoários” e decorreu da seguinte forma: os alunos sentaram em círculo no chão, foi dada uma batata com o nome de Protozoa. Em seguida, uma música iniciou e eles foram passando a batata de um para outro até que a música parasse. O aluno que estivesse com a batata sorteia uma pergunta referente a matéria apresentada. Ao aplicar a dinâmica foi possível concluir que o conteúdo apresentado foi compreendido pelos alunos, de forma que a maioria das perguntas feitas foram acertadas por eles. Ao fim da aula tivemos um feedback dos alunos muito positivo e encerramos a aula distribuindo doces como forma de agradecimento pela recepção gratificante dos alunos.

Figura 2 - Dinâmica. Fonte: Arquivo pessoal.

Figura 3 - Alunos, pibidianos e supervisora. Fonte: Arquivo pessoal.
Comments