Intervenção sobre o Sistema digestório
- blogspibideprobid
- 19 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Tema: Sistema digestório.
Pibidianos: Ana Carolina Oliveira, Gustavo Reis, Letícia Mara e Sabrina Silvestre. Supervisor (a): Ramos Santos. Escola: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Data: 26/10/2023.
A aula realizada no dia 26 de outubro de 2023, sobre Sistema digestório, aplicada no Laboratório de Zoologia do IFSULDEMINAS, para a turma do ensino fundamental e EJA ( Educação de Jovens e Adultos ) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Muzambinho, Minas Gerais, contava com 40 alunos, a intervenção foi supervisionada pela professora Juliana Cristina dos Santos. A aula foi elaborada à distância e os slides foram montados na plataforma "Canva".

Figura 1 - Slide de apresentação da aula.
A introdução do assunto abordou a importância desse sistema para o corpo humano e alguns questionamentos para promover a interação com os alunos.
O conteúdo foi dividido nos seguintes tópicos:
Função: O sistema digestório é responsável por absorver água e nutrientes através da alimentação.
Processos: A digestão do alimento é feita em quatro etapas: digestão, motilidade, absorção e excreção.
- Digestão: A digestão é responsável pela quebra do alimento em pedaços menores. Existem dois tipos de digestão: mecânica e química:
- Mecânica: A digestão mecânica realiza a mastigação, deglutição e peristaltismo.
- Química: As enzimas quebram o alimento.
- Motilidade: A motilidade é responsável por misturar o alimento com a saliva.
- Absorção: Nessa etapa ocorre a distribuição dos nutrientes adquiridos para todo o corpo.
- Excreção: Por fim, ocorre a liberação do material que não foi absorvido.
Órgãos que fazem parte do sistema digestório: Os órgãos que compõem o sistema são boca, esôfago, estômago, faringe, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
- Boca: A boca é responsável por mastigar o alimento e perceber os sabores e as texturas da comida.
- Faringe: A faringe ajuda na condução do alimento e permite a respiração pela boca.
- Esôfago: O esôfago transporta o bolo alimentar para o estômago.
- Estômago: O estômago mistura o bolo alimentar com o suco gástrico.
- Intestino delgado: O intestino delgado, através das contrações peristálticas, conduz o quimo - produto formado após a digestão no estômago, ocorre a liberação de secreções. Esse órgão absorve água, nutrientes e sais minerais.
- Intestino grosso: O intestino grosso é responsável por armazenar água e pela liberação da massa fecal.
- Ânus: O ânus é responsável pela eliminação do bolo fecal.
O caminho do alimento: O alimento passa pela boca, onde com o auxílio dos dentes, da língua e da saliva, trituram e umedecem a comida. Em seguida, a língua ajuda na deglutição do alimento que passa pela faringe, esôfago e chega ao estômago. O estômago dissolve a comida com o suco gástrico e facilita a absorção da água, nutrientes e sais minerais pelo intestino delgado. Através do peristaltismo, o quimo chega ao intestino grosso que armazena a água e forma as fezes. A massa fecal é liberada pelo ânus.
Órgãos acessórios: Alguns órgãos, como os dentes, a línguas, as glândulas salivares, a vesícula biliar, o fígado e o pâncreas auxiliam a digestão da comida.
- Glândulas salivares: As glândulas salivares produzem a saliva que mantém a boca e a garganta lubrificadas, além de proteger o organismo contra a entrada de agentes patogênicos, organismos que podem causar doenças.
- Fígado: O fígado produz a bile que é armazenada na vesícula biliar. Essa substância ajuda na quebra de gorduras.
- Pâncreas: O pâncreas produz o suco pancreático e neutraliza a acidez do quimo.
Após a explicação do conteúdo, houve uma dinâmica comparativa do sistema digestório humano com outro animais, como peixes, anfíbios e aves. Os alunos tiveram acesso a um modelo didático do corpo humano montável, as peças do modelo eram os órgãos dos sistemas presentes nos homens. Os estudantes conseguiram manusear os itens do material didático e alguns exemplares dos animais contidos no laboratório.

Figura 2 - Modelo didático utilizado na aula.
Ao fim da aula, os pibidianos concluíram o tema ao ressaltar a importância de uma alimentação balanceada, mastigar bem a comida antes de engolir, realizar exercícios físicos e ingerir bastante água.

Figura 3 - Pibidianos na aula.
Por fim, os alunos gostaram da aula e da dinâmica aplicada, conversaram com os professores e passaram a tomar mais cuidado na mastigação da comida.
Comments