Intervenção sobre Conceito de Inclusão e a História Sobre a Perspectiva Social da Deficiência
- blogspibideprobid
- 24 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Tema: Conceito de inclusão e a história sobre a perspectiva social da deficiência
Pibidianas: Emily Vitória Novaes Pereira e Luana Pinho Ribeiro
Supervisora: Camila Simões
Escola: APAE Muzambinho
Data: 24/10/2023
A intervenção realizada na APAE de Muzambinho no dia 24 de outubro de 2023 foi preparada para um público geral, no momento contamos com a presença dos professores, colaboradores e alunos da APAE, a intervenção foi supervisionada pela professora Camila Simões. Elaboramos nossa dinâmica com o auxílio de slides e imagens dinâmicas elaboradas na plataforma “Canva”.

FIGURA 1 - Slide de Antônio Francisco Lisboa e Stephen Hawking
Prezando pela interação do público para conosco, elaboramos um pequeno teatro que abordava a vida de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e Stephen Hawking. Para aderir os personagens a história confeccionamos “fantoches”, imprimimos em folha A4 as fotos dos personagens acima, recortamos, e fizemos uma estrutura de palitos atrás da folha para mantê-los “em pé”.

FIGURA 2 - Apresentação do teatro com os fantoches confeccionados

FIGURA 3 - Estrutura de madeira dos fantoches
Nossa peça tinha como intuito estimular e animar os alunos a seguirem seus sonhos, enfatizando que a deficiência não os distinguem ou impõem alguma limitação para eles.
Roteiro da peça:
(Narrador): (Tons inspiradores) Bem-vindos, pessoal. Hoje, vamos mergulhar na história de duas pessoas incríveis, que superaram desafios que a vida lhes impôs. (Aponta para os fantoches de Aleijadinho e Stephen Hawking)
(Plateia): (Palmas)
(Stephen Hawking): (Sorrindo) Olá a todos, é muito bom estar aqui hoje! Estou muito animado para compartilhar nossas histórias e inspirar todos vocês!
(Aleijadinho): Bom, eu sou Antônio Francisco Lisboa, também conhecido como Aleijadinho. Nasci em Ouro Preto, Minas Gerais, e enfrentei uma doença que deformou meu corpo e minhas mãos, mas isso não me impediu de ser um arquiteto e escultor renomado.
(Plateia): (Palmas)
(Stephen Hawking): (Tons inspiradores) E eu sou Stephen Hawking, vindo de Oxford, no Reino Unido. Assim como Aleijadinho, eu também enfrentei desafios, tive uma doença neurológica que limitou meus movimentos, mas não minha mente. Minha doença não me impediu de explorar minhas habilidades, fiz pesquisas sobre o universo e teorizei sobre a origem e o futuro do cosmos.
(narrador): (mostra uma foto do cosmos)
(Aleijadinho): (Tons amigáveis) Ei, você aí na plateia, já ouviu falar de nós?
(espera a resposta do público)
(Aleijadinho): Aprendi a esculpir com meu pai, e minhas obras estão espalhadas por toda a região.
(Narrador): (mostrar obra “Cristo Carregando a Cruz”, “Santa Ceia”)
(Aleijadinho): Levei dias para fazer essas esculturas.
(Stephen Hawking): (impressionado): Nossa Aleijadinho você é realmente um grande artista!
(Aleijadinho):(Orgulhoso): Nunca deixei minha condição definir quem eu sou.
(Stephen Hawking): (Continua): Acreditem em suas paixões e na busca pelo conhecimento. Foi assim que eu contribuí para a compreensão do universo. Vou contar um segredo… Eu tenho um filme chamado “A teoria de Tudo” que conta toda história da minha vida e da minha doença, se vocês tiverem a oportunidade vejam meu filme para me conhecer melhor.
(Narrador): (Tons amigáveis) Essas histórias nos ensinam que a deficiência não é uma limitação, mas sim uma oportunidade de superação.
(Aleijadinho): Assim como eu, todos vocês podem encontrar sua força interior e criar algo extraordinário.
(Stephen Hawking): (Tons prestativos) E acreditem, pessoal, a ciência e a arte são ferramentas poderosas para superar desafios. Juntos, podemos ir mais longe e explorar o desconhecido.
(Narrador): (Tons inspiradores) É isso aí! Aleijadinho e Stephen Hawking, são exemplos de perseverança e determinação.
(Aleijadinho): (Inspirado) É incrível como a força interior pode superar qualquer obstáculo. (Olhando para a plateia) Todos vocês podem fazer o mesmo, não importa quais desafios enfrentem. A deficiência não é uma limitação.
(Stephen Hawking): (Tons inspiradores) E o nosso propósito aqui é inspirar cada um de vocês a conquistar seus sonhos e acreditar que "todos as pessoas conseguem chegar onde quiser."
(Aleijadinho): (Animado) Nosso objetivo é mostrar para todos vocês que, com determinação e paixão, vocês podem conquistar todos os seus sonhos.
(Narrador): (Tons amigáveis) Vamos seguir essa jornada juntos e celebrar a diversidade e a capacidade de superação de todos. uma salva de palmas para o Aleijadinho e Stephen.
Tentando aproximar o público da realidade dos personagens, ao final, apresentamos a imagem de uma santa católica Santa Teresinha do Menino Jesus que era carmelita e morreu jovem por conta da tuberculose em 1897, ela como tantas outras figuras católicas era exatamente o foco das artes elaboradas por aleijadinho. Além de tudo, elaboramos desenhos para colorir e despertar o lado artístico de todos.
E para finalizar, abrimos um espaço para reflexão sobre as barreiras que a sociedade impõe às pessoas com deficiência, as tratando com teor pejorativo.
Com essa intervenção esperamos que aqueles que estiveram presentes possam se inspirar na história de vida dos personagens Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e Stephen Hawking e lembrá-los que a luta por um espaço inclusivo é fundamental para uma sociedade justa e harmoniosa que carrega os direitos do cidadão.



Comentários