Aula sobre Células com métodos inclusivos para o TDAH, TDA e TEA. (Aula adaptada)
- blogspibideprobid
- 8 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Tema: Células
Pibidianos (as): Adrieli Alves Vieira, Ana Beatriz Adriano, Laini Aparecida da Silva e Nathalia Vitória Colona Paula
Supervisor (a): Ramon de Freitas Santos
Escola: Apae Muzambinho
A aula foi pensada com a ideia de inclusão, de maneira que os integrantes do PIBID pudessem realizar uma aula com a transferência de conteúdo e ao mesmo tempo adaptada para a compreensão de todos os alunos da APAE. A aula teve o apoio e orientação do supervisor Ramon de Freitas Santos em todo o processo de planejamento. Antes da realização da intervenção foram feitas reuniões com os membros do grupo e o supervisor para a escolha da turma de aplicação da intervenção e também sobre o tema.
A aula foi realizada no dia 16 de outubro de 2023 no período da manhã, na APAE Muzambinho, com 10 alunos na turma. Foi iniciado com a apresentação dos membros do grupo e posteriormente foi explicado o tema para que os alunos pudessem compreender sobre o que seria falado em aula.
Após a explicação foram passadas as cartas com as imagens (IMAGENS 6, 7 e 8 - método ABA - Análise de Comportamento Aplicado (Applied Behavior Analysis), que é um dos métodos mais efetivos de modelagem comportamental para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), de forma a ser apresentado o conteúdo por meio de cartas com imagens das células e organelas a fim de facilitar o entendimento.
O início da explicação se deu pela apresentação da Célula Procarionte e foi passada para a turma a carta com a ilustração da mesma. Posteriormente apresentou-se a Célula Eucarionte Animal e suas organelas e foi disponibilizado para a turma as cartas com as ilustrações. Em seguida, as cartas com a Célula Eucarionte Vegetais.
Imagem 6 - método ABA, representação da Célula Vegetal e suas organelas - Análise de Comportamento Aplicado (Applied Behavior Analysis).

Imagem 7 - método ABA, representação da Célula Procarionte e suas organelas - Análise de Comportamento Aplicado (Applied Behavior Analysis).

Imagem 8 - método ABA, representação da Célula Vegetal e suas organelas - Análise de Comportamento Aplicado (Applied Behavior Analysis).

Posteriormente a explicação geral, a sala foi dividida em 3 grupos, nesse momento cada integrante pibidiano ficou com a sequência de cartas de cada célula (Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte Vegetal), fazendo uma rotação nos grupos para que todos pudessem desposar das explicações. De forma que o entendimento foi melhor e mais claro, tendo uma maior participação dos alunos. Inclusive dos alunos autista, que na explicação geral podemos perceber que não estavam acompanhando o restante da turma.
Nessa explicação por grupos fizemos a divisão do público com deficiência intelectual e autista, para poder trabalhar de forma mais precisa em cada um e como resposta tivemos uma muita interação e principalmente pode-se perceber nitidamente o entendimento.Assim, foi muito gratificante para cada um de nós, sobretudo em relação ao público autista, pela dificuldade em interação e no momento da aula tivemos a entrega total de cada aluno.
Ao final da aula os membros do grupo agradeceram a colaboração e comprometimento de todos.
Comments