top of page

Ata da visita ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

No dia 01 de março de 2023, às 15h20min, os integrantes do PIBID reuniram-se no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia - Campus Muzambinho com o intuito de conhecer a sua origem, histórica, infraestrutura e ambiente escolar para a realização das intervenções.


ree

Figura 1: Portaria do IF, Campus Muzambinho / Créditos: Divulgação IF Sul de Minas.


Esta visita foi orientada pelo Diretor de ensino Hugo Baldan Júnior que iniciou a conversa contando um pouco sobre a história da instituição IFSULDEMINAS/Campus Muzambinho.


ree

Figura 2: Reunião realizada com o diretor de ensino, no auditório no prédio H. IF Sul de Minas Campus Muzambinho.


O Instituto era originário de uma Escola Agrotécnica de Muzambinho, a qual fazia parte de 38 escolas atuantes na área da agropecuária, sendo a segunda escola mais antiga, a primeira é o Campus de Inconfidentes. Em 2008, Muzambinho, Inconfidentes e Machado foram as três Escolas Agrotécnicas que passaram por mudança, tornando-se os Institutos Federais. Posteriormente, surgiram novos Campus que estão localizados em Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre e os Campus Avançados que estão em Carmo de Minas e Três Corações.

O diretor Hugo nos contou um pouco sobre a organização institucional com a fundação do Ifsuldeminas (2008), com a criação de uma reitoria, que é o órgão máximo executivo, que tem por finalidade a administração geral da instituição, bem como a supervisão da execução das políticas de gestão educacional, de pessoal, orçamentária e patrimonial, visando ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da criação das Pró-Reitorias de Administração, de Gestão de Pessoas, de Ensino; de Extensão; de Pesquisa; Pós-Graduação e Inovação.

O Campus Muzambinho, assim como os outros campis estão vinculados à Reitoria, a qual está localizada no município de Passos. Atualmente a instituição apresenta três diretores que são responsáveis por reger a instituição:

· Diretor Geral - Renato Aparecido de Souza.

· Diretoria de ensino - Hugo Baldan Júnior

· Diretoria de Desenvolvimento Educacional - Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

Além da direção, o campus conta com 99 cargos de técnicos administrativos, 97 colaboradores terceirizados e um corpo docente formado por 126 professores para atender aos 6 mil alunos da Instituição.


O diretor nos mostrou como todos os processos ocorrem na escola e como é utilizada a verba recebida do Governo Federal, fez menção a plataforma Nilo Peçanha e indicadores.

Além disso, destacou que estamos dentro das obrigatoriedades legais da Rede Federal de Ensino, e que garantimos até mais de 50% de vagas ofertadas aos cursos técnicos de nível médio, prioritariamente, na forma integrada. E garantimos mais de 20% de suas vagas para atender a oferta de cursos de licenciatura. Atualmente o instituto conta com 3 licenciaturas: em Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia. Na ocasião relatou que temos vários cursos, entre eles, cursos técnicos integrados ao ensino médio (alimentos, informática e agropecuária); técnico subsequente (administração, agropecuária, contabilidade, edificações, enfermagem, segurança do trabalho); educação à distância (cafeicultura, informática, meio ambiente, vigilância em saúde); cursos de graduação (ciências biológicas, educação física, agronomia, medicina veterinária, cafeicultura, pedagogia, ciência da computação); Pós Graduação em Bioética e Mestrado em Educação física em Rede Nacional. Além de diversos cursos FIC - Cursos de Formação Inicial e Continuada, ofertado para os alunos e comunidade a cada semestre.


O direto Hugo, na ocasião destacou a infraestrutura do campus é composta por laboratórios para os cursos ofertados e os laboratórios da Escola Fazenda formado por Apicultura, Avicultura, Bovinocultura, Caprinocultura, Ovinocultura, Cunicultura, Fruticultura, Olericultura, Suinocultura , Mecanização/Culturas Anuais, Jardinagem e Paisagismo, Viveiro de Mudas Florestais e Cafeicultura.


ree

Figura 3: A. Laboratório de Avicultura. B. Laboratório de Bovinocultura C. Laboratório de Suinocultura. D. Setor de Jardinagem. E. Laboratório de Cafeicultura. Créditos: IF Sul de Minas, Campus Muzambinho.


Logo após, observamos as salas de supervisão, diretoria e as salas de aulas do prédio H.


ree

Figura 5: A. Biblioteca Monteiro Lobato. B. Entrada para o prédio H.D- Diretoria de Ensino. E- Secretaria. IF Sul de Minas, Campus Muzambinho.


ree

Figura 6: Instituo Federal, Campus Muzambinho A,B,C e D salas de aula.


A reunião foi finalizada às 16h46, com uma foto com todos os participantes no prédio H.


ree

Figura 7: Pátio do prédio H. IFsuldeminas/campus Muzambinho.

 
 
 

Comentários


Gostou? Quer receber notificação quando sair algo novo? Quer se tornar um membro? Então se inscreva!

Muito obrigado pelo envio!

Confira nossas redes sociais!

  • Facebook
  • Twitter

©2023 por BioBlogs Pibid! Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page