Ata da reunião do Pibid - 11ª reunião- Dia 31/10/2023
- blogspibideprobid
- 8 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2023
No dia 31 de outubro de 2023, às 17h00min, os participantes do Pibid reuniram-se no Prédio pedagógico de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho para a décima reunião do Pibid.Na reunião estavam presentes os acadêmicos de Licenciatura do curso Ciências Biológicas; a coordenadora do projeto de biologia, Juliana Cristina dos Santos; e os supervisores, Ramon Freitas dos Santos, Camila Corrêa Simões e Usha Vashist.
No início da reunião, a coordenadora de área do projeto de biologia, Juliana, mencionou sobre a finalizaçãodo projeto de inclusão, o qual teve início em março e término em outubro de 2023, sete meses aprendendo um pouco mais sobre o contexto inclusão na educação. Realizou-se uma retrospectiva de todas as ações desenvolvidas, em que inicialmente se realizou uma pesquisa no IFSULDEMINAS, campus Muzambinho e observou-se que os casos de transtorno de espectro autista, surdez, deficiência auditiva, deficiência intelectual, deficiência física, deficiências múltiplas, deficiência visual e baixa visão estão cada vez mais crescentes na nossa comunidade escolar de 2018 a 2023. Diante desse contexto, foi elaborado na feira de Ciências um momento de aprendizagem sobre os principais transtornos e deficiências. Foi contextualizado a história das pessoas com deficiência, assim como uma tenda demonstrando como é o pensamento de uma pessoa com TDHA, além de tentar demonstrar como os autistas podem ter hipersibilidade sensorial. Tornamos a feira mais inclusiva, convidando o intérprete Juliano Strabeli para conversar em libras com as pessoas que estavam na feira, para ensinar um pouco da língua de sinais (Libras) e conscientizar que a maior barreira que existe é linguística!
Após isso, começamos a elaborar aulas para os alunos do Ensino Médio do IFSULDEMINAS adaptadas a alguns transtornos ou deficiências. Assim, utilizou-se recursos mais visuais, com textura, para que os alunos pudessem tocar, sentir, cheirar, manipular. Além, de estratégias como aumentar a fonte de tamanho, ou falar bem alto, gesticulado e parado para que se pudesse fazer leitura labial.
Posteriormente, as aulas foram adaptadas a um público muito especial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Muzambinho, que recebeu todos os pibidianos com muito carinho. Algumas aulas foram conduzidas na APAE e outras foram no laboratório de zoologia, do campus. Como disse a professora Usha Vashist, foi um momento de muita dedicação e entrega por parte dos pibidianos, que receberam em troca muita participação, carinho, e elogios por parte da direção da APAE e professores da instituição.
Assim, foi um momento de reflexão, de refletir sobre um tema muito difícil e cada vez mais constante em nossa sociedade. Não podemos fechar os olhos, precisamos dialogar entre os educadores e elaborar estratégias que auxiliem em uma educação mais inclusiva. Espera-se que ao término desse projeto, nossos acadêmicos do pibid tenham um olhar mais humano e busquem estratégias para atender os seus futuros alunos, que são as maiores riquezas de um educador!
Após todo esse apontamento da coordenadora, os alunos falaram sobre suas experiências em cada momento de cada aula, pontuando os instantes mais marcantes em relação à inclusão que de certa maneira foi dito com muita emoção ao lembrar dos detalhes.
Em seguida os supervisores também deram suas considerações sobre a visão do projeto, de como foi enfrentado e, por fim, quanta alegria por tudo que foi desenvolvido, sendo uma troca de verdadeiras entregas, sinceras e genuínas.
Após esses relatos tivemos um café fornecido pela professora Juliana e ao final da reunião foram tiradas fotos para fins de registro, com término da reunião às 19:00 horas.

Comments